logo papelmod papel modelismo
Modelos de Papel

Instruções Gerais - 02

Dicas gerais:

Dobras:

1) Dobrar partes em linha reta com papel de 180g/m2: previamente, com auxílio de uma régua e uma caneta esferográfica vazia, faça sulcos no trecho que você deseja dobrar.
2) Curvar o papel em forma de arco: com auxílio de um objeto cilíndrico, coloque o papel em uma das mão e passe o cilindro, em movimentos circulares, até obter a curvatura desejada.
Retoques:
1) Partes que precisam de retoques podem ser corrigidas com lápis de cor, lápis pastel, hidrocores ou  aquarelas  com uma cor similar a existente.
2) Partes brancas vísiveis podem ser pintadas com lápis de cor, lápis pastel, hidrocores ou aquarelas na cor similar a existente.

Colagens:
1) Utilizar sempre uma pequena quantidade de cola, evitar excessos.
2) Usar cola pva ( base álcool ) para grandes áreas em papéis com 75 g/m2 a 90 g/m2.
3) Usar cola pva ( base água ) para a maioria dos papéis com 120 g/m2 ou superiores.
4) Espalhar a cola com um pincel chato, para grandes áreas, e com pincel fino, para pequenos detalhes, ou, um pedaço de papel grosso para utilizar como espátula.
5) Utilizar um palito de madeira ou metálico para inserir cola em locais pouco acessíveis.
6) Fixar as partes coladas por meio de prendedores.

Outros Materiais:

madeiraMadeira:
Utilizar palitos de dentes para simular partes cilíndricas com pequenos diâmetros tipo: hastes, eixos, etc. Palitos de picolés servem para estruturar o modelo e para outros detalhes que são de madeira.


aramesArame:
Os arames de cobre, ferro galvanizado ou de solda, servem para simular pequenos detalhes tubulares tipo: puxadores,  antenas,  estruturas metálicas em tubos,  ganchos, eixos de rodas, articulações mecânicas, etc.
 
cortiçaCortiça:
para servir como pino de giro de uma torre de canhão,articulações mecânicas e para detalhes que precisam ser separados do modelo por meio de encaixe. Utilizar de maneira que este material fique escondido.

tecidoTecido:
utilizar para simular materiais tipo lona ou o próprio tecido. Os tecidos com espessura bem fina, são os mais indicados, pois, ficam próximos da relação de escalas do modelismo em papel.

linhasLinhas:
utilizar para representar cordas e detalhes de fiações, pode ser de algodão, nylon ou silicone. As linhas de algodão que apresentam poucos fiapos, são as mais indicadas.

papel texturizadoPapel Texturizado:
utilizar quando o aspecto da textura for similar, em escala reduzida, ao modelo real. Atualmente, existem papéis com vários tipos de texturas, no entanto, sua utilização, vai depender da experiência do modelista.

papel filtroPapel Filtro:
depois de usado e seco ele é uma boa opção para simular textura de tecido envelhecido. Ideal para utilizar como lona de jipes e caminhões, assim como tendas de acampamento em dioramas.


papel coloridoPapel Colorido:
caso a cor do papel colorido seja similar à parte impressa do modelo, ou a cor do papel seja superior em qualidade ao da impressão, pode-se utilizar este tipo de papel, no entanto, tomar cuidado para não descaracterizar o modelo.


acetatoAcetato:
ou plástico transparente, com alguma rigidez,  pode ser usado para simular partes em vidro do modelo. Existem acetatos coloridos e tipos "fumê", estes servem muito bém para simular vidro com película.
Técnicas
Contato
Made in Brazil
contador Página atualizada em: 04 Janeiro 2009 / Camilo Costalogo nvuw3c