logo papelmod papel modelismo
Modelos de Papel

Geometria Descritiva - Planificação

Sistema Mongeano (Continuação):
Após Monge ter sistematizado a Geometria Descritiva, foi acrescentado por Gino Loria um terceiro plano de projeção (fig. 04) para melhor localização de objetos no espaço.
Este terceiro plano de projeção, denominado plano Lateral (PL), forma com o diedro conhecido um triedro triretângulo, sendo portanto, perpendicular aos planos Horizontal e Vertical de projeção. O plano lateral fornecerá uma terceira projeção do objeto.

Objeto RealRepresentação MongeanaRebatimentoDisposição das Vistas

Planificação:
A planificação dos objetos tridimensionais visa determinar a verdadeira grandeza de todas a as partes do objeto representado em um único plano, para isso, devemos utilizar os métodos da Geometria Descritiva denominados: Mudança de Planos e ou Rebatimentos.
A Mudança de Planos é feita quando um objeto possui uma face inclinada em relação aos planos principais de projeção e esta face não aparece em verdadeira grandeza. Para obter a verdadeira grandeza desta face, é preciso projetá-la em um plano auxiliar que lhe seja paralelo. Para isso é preciso mudar a posição de um dos planos de projeção, plano horizontal (PH) de projeção ou plano vertical (PV) de projeção, ou os dois; um após o outro; de forma que fique paralelo à face inclinada. Assim o objeto permanece fixo e os planos de projeção mudam de posição.
O Rebatimento de um plano sobre outro consiste em fazê-lo coincidir com este último. O eixo de rebatimento é conhecido por "charneira". Ao rebater um plano, poderemos rebater qualquer ponto ou reta contidos nele. Nota-se que a definição de rebatimento se refere exclusivamente ao plano que gira ao redor de sua interseção com o PH ou PV. Portanto, as expressões: rebater um ponto, ou rebater uma reta são usadas apenas para abreviar a nomenclatura. Então, quando quisermos rebater uma reta, teremos que fazer passar por ela um plano.

Estamos elaborando as ilustrações sobre planificação e em breve estaremos disponibilizando o restante do texto.

Referências:
Técnicas
Contato
Made in Brazil
contador Página atualizada em: 04 Janeiro 2009 / Camilo Costalogo nvuw3c